sábado, 12 de abril de 2014

QUÍMICA EXPERIMENTAL UMA ABORDAGEM 
ALTERNATIVA
                                                                             (José Carlos da Silva)*
Adicionar legenda

                  É notório o fato das experimentações despertarem um forte interesse entre os alunos nos diversos níveis de escolarização, desvendando a crença que Ciências é maçante, abstrata e praticamente impossível de ser 
entendida. Um dos grandes desafios atuais no ensino de química é construir uma ponte entre o que é ensinado e o cotidiano dos alunos. A enorme distância entre esses dois elos gera uma apatia entre os alunos e a ciência química, o que constitui uma grande dificuldade para que a aprendizagem realmente seja significativa. Por isso é interessante encontrar formas para tornar o aprendizado mais agradável e, que este, seja incorporado ao cotidiano do aluno e esteja ao alcance de todos. Com este objetivo de produzir conhecimento, incentiva o estudante a dar prosseguimento em seus estudos e sua aplicabilidade do cotidiano. 
                Há inúmeras discussões e trabalhos sobre este tema. Penso que o ponto de partida para diminuirmos essa distância e apatia, é o ensino de forma participativa, contextualizada e de fácil compreensão, utilizando para tal, pequenos desafios que permitam avanços graduais. A inclusão de protótipos e experimentos com materiais alternativos de baixo custo, instiga os alunos a se envolverem no desvendamento e aprofundamento, cada vez mais nos conteúdos ensinados, além de perceber que é possível fazer experimentos sem a necessidade de grandes investimentos ou equipamentos, exigindo apenas criatividade e agilidade na seleção e elaboração dos mesmos. 
             Assim, o objetivo das atividades experimentais deverá ser o de eliminar o bloqueio das preconcepções alternativas, para possibilitar a aquisição das concepções cientificamente corretas, promovendo assim, uma mudança conceitual que permita ao aluno participar ativamente na sociedade tomando decisões com 
consciência de suas consequências. 
                     As atividades experimentais com materiais alternativos, no curso de  Formação de Docentes, têm como finalidade sanar algumas dificuldades dos alunos  durante suas docências, nas aulas de introdução à Ciências, quando da necessidade de explicar fenômenos, sendo que as escolas das séries iniciais, onde os mesmos estarão atuando, não possuem laboratórios de ciências bem como reagentes. 
Neste trabalho, serão utilizados materiais alternativos ou reagentes comuns presentes no dia a dia, sempre tendo o cuidado com a segurança, o descarte e a maneira correta de utilização, bem como, com clareza das ações a  serem desenvolvidas e os objetivos a serem alcançados. 
                    O conteúdo básico a ser trabalhado é soluções com enfoque na  compreensão do conceito e suas aplicações, considerando os diferentes tipos de  concentrações de soluções presentes no cotidiano e, também ao fato que esse é desenvolvido no 4º ano do curso de formação de docentes. O objetivo e colocar os  alunos em contato direto com os experimentos para que além dos propostos, surjam novas práticas, novas interpretações e até mesmo adaptações diante do conteúdo a ser trabalhado. 
                     Neste aspecto, as oficinas constituem a melhor forma de trabalho e os temas a serem desenvolvidos complementam ou completam o conhecimento/conteúdo ministrado. 

* Professor efetivo de química do Colégio Estadual Nilo Cairo.

5 comentários:

  1. Este é um trabalho que tem como objetivo utilizar materiais alternativos para aprender e entender química. Aproveitem!!!!

    ResponderExcluir
  2. O projeto está sendo desenvolvido de forma plena e satisfatória. Observa-se que o interessante é a participação efetiva dos alunos e demais envolvidos.

    ResponderExcluir
  3. Fico cada vez mais feliz com a participação e o envolvimento da comunidade escolar nesse projeto, onde cada atividade é desenvolvida com tanta aplicação de cada um dos cursistas

    ResponderExcluir
  4. Aira Fortuna 9ºc São José
    Gostei dos diferentes materiais para observar as reações químicas de cada atividade!!

    ResponderExcluir