domingo, 1 de junho de 2014

UNIDADE DIDÁTICA 5

 ATIVIDADES - PARTE I 

1. Areias movediças

Areia movediça ( construindo um polímero natural)

Materiais:
Amido de milho ou fécula de batata
Água
Tigela de plástico

Discussão:
O amido é um exemplo de polímero natural. Quando misturamos o amido com a água obtemos um material com propriedades muito diferente do comum. Ela irá fluir de maneira distinta conforme a pressão que é submetido . O que ocorre é que a água consegue fluir ao redor das partículas de amido quando se aplica uma força lenta ou quando se deixa escorrer, já quando se aplica uma força brusca, as partículas “travam”,parecendo um sólido, o mesmo caso de uma areia movediça.

2. Teste de chamas

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
  1. Coloque o ácido clorídrico em um Becker ou vidro de relógio. 
  2.  Acenda o bico de Bunsen e, com o auxílio da pinça de madeira, leve o fio de níquel-crômo ao fogo até que a chama não mude mais de cor.
  3. Caso haja presença de cor na chama, mergulhe a ponta do fio no ácido clorídrico.
  4. Passe a ponta do fio no sal desejado, leve-o à chama e observe.
  5. Limpe o fio mergulhando-o novamente no ácido clorídrico.
  6. Repita o processo com os demais sais.
Na figura abaixo tem-se o procedimento experimental explicitado, na qual pode-se ver a sequência destes.
Figura 1. Procedimento experimental de teste da chama.

OBSERVAÇÕES:
  • Podem-se usar outros sais que apresentem estes mesmos cátions, desde que não sejam tóxicos ou possam causar algum tipo de dano à integridade física dos operadores.
  • O cloreto de sódio normalmente contamina as demais amostras, adulterando os resultados; por este motivo, deve ser deixado por último.
  • As cores que devem ser obtidas nos ensaios são:
o    sódio – amarelo-alaranjado.
o    potássio – violeta-pálido
o    cálcio – vermelho-alaranjado
o    estrôncio – vermelho-sangue
o    bário – verde-amarelado
o    cobre – verde-azulado
Conclusão:

           O Teste da Chama  é um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste ensaio, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada. “Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa”.

      De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a quantidade pacote de energia absorvida e bem definida (quantum) que é equivalente á diferença energética entre as camadas. E quando um elétron esta no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de frequência característica do elemento desse átomo.



 ATIVIDADES - PARTE II 


PRODUTOS DE LIMPEZA



1.    Água sanitária


8,5 l de Água
1,5 l hipoclorito de sódio
50 gramas de barrilha leve

mODO DE PREPARO:

  1. em um recipiente adicione a água, acrescente o hIpoclorito e em seguIda agite;
  2. adicione a barrilha e continue agitando.
  3. deixar descansar por no mínimo 12 h até envasar.

Obs.: não utilizar recipientes de metais para preparar a aguá sanitária.


  1. DESINFETANTE

30L DE ÁGUA
1 L DE CONCENTRADO MIL FLORES
30 ML DE FORMOL OU PODE SER UTILIZADO O CLORETO DE BENZALCONIO.
CORANTE A GOSTO.

MODO DE PREPARO:

  1. EM UM RECIPIENTE COLOQUE A ÁGUA;
  2. ADICIONE A ESSÊNCIA E AGITE;
  3. ADICIONE O CORANTE;
  4. COLOQUE O FORMOL OU O CLORETO;

  1. MULTI USO 

9 L DE ÁGUA
500 Ml DE DETERGENTE
100 Ml DE BUTILGLICOL
15 Ml DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
CORANTE E ESSÊNCIA.

MODO DE PREPARO:

  1. EM UM RECIPIENTE ADICIONE A ÁGUA;
  2. ACRESCENTE O DETERGENTE;
  3. ADICIONE O BUTILGLICOL E AGITE;
  4. ADICIONE O HIDRÓXIDO DE SÓDIO;
  5. SE PREFERIR COLOQUE CORANTE A SEU GOSTO.

  1. detergente 

20 L DE ÁGUA
1Kg DE ÁCIDO SULFÔNICO
250 Ml DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO 50%
500 ML DE LAURIL
500 ML DE AMIDA
200 g DE CLORETO DE SÓDIO
FITA INDICADORA DE PH

  • COM ESPESSANTE:

500 Ml DE ESPESSANTE
300 g SULFATO DE MAGNÉSIO
OBS: NÃO É UTILIZADO AMIDA E NEM CLORETO, MAS O PROCESSO É O MESMO.

MODO DE PREPARO:

  1. ADICIONE A ÁGUA NO RECIPIENTE
  2. COLOQUE O ÁCIDO SULFONICO E AGITE ATÉ DISSOLVER COMPLETAMENTE.
  3. ADICIONE O HIDRÓXIDO DE SÓDIO E CONTINUE AGITANDO.
  4. ADICIONE A AMIDA E O LAURIL E AGITE.
  5. MEDIR O PH DA SOLUÇÃO; SE ESTIVER ÁCIDO ACRESCENTE O HIDROXIDO AOS POUCOS, EM MÉDIA 30Ml DE CADA VEZ, AGITE BEM E TORNE A MEDIR COM A FITA; SE NÃO ATINGIR  O PH  ENTRE 6 A 8, REPETIR O PROCEDIMENTO;
  6. CASO O PH FIQUE MUITO ALTO (ACIMA DE 9), ACRESCENTAR MAIS ÁCIDO SULFONICO OU ÁCIDO ACÉTICO (VINAGRE).
  7. ADICIONE O CLORETO DE SÓDIO AOS POUCOS, SEMPRE AGITANDO E OBSERVANDO A VISCOSIDADE.

OBS: CUIDADO PARA NÃO ADICIONAR MUITO CLORETO, POIS O EXCESSO PODE TURVAR O DETERGENTE.
DEPENDENDO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS UTILIZADOS, SERÁ PRESCISO ACRESCENTAR OU RETIRAR A QUANTIDADE DE ALGUNS PRODUTOS UTILIZADOS.

  1. AMACIANTE 

BASE PARA AMACIANTE
ESSÊNCIA PARA AMACIANTE
CORANTE PARA AMACIANTE

MODO DE PREPARO:
  
  1. EM UM LIQUIDIFICADOR COLOQUE 50 GRAMAS DE BASE PARA AMACIANTE, ACRESCENTE 15 ML DE ESSÊNCIA E ALGUMAS GOTAS DE CORANTE.
  2. BATA TUDO ATÉ OBTER CONCISTENCIA.

17 comentários:

  1. Esta unidade foi muito bem trabalhada, o resultado foi excelente. Houve a participação de todos os alunos. O envolvimento foi total. Parabéns ao professor José Carlos pelo curso e pelo material trabalhado.

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  2. Colégio São José - Aluno José Augusto Clavero Lauriano da Cruz, nº 12 - 9 ano A

    Esta unidade esta muito bem trabalhada, gostei muito da experiencia do amido de milho, muito interessante pois quando colocamos água e amido se torna um pasta que imita a areia movediça.

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  3. Vitória Fernanda - Colégio sao josé 9C, nº29
    é om saber que podemos reaproveitar as coisas que temos em casa, sem gastar nada

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  4. Maurilio Daniel -colegio são josé -- 9 ano C n°21
    isso foi muito interressante pois com isso podemos fazer varias coisas e ainda ajudar os outros

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  5. Maurilio Daniel -colegio são josé -- 9 ano C n°21
    é muito legal como isso ocorre e faz com que todos nos possamos aprender de uma forma criativa

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  6. wilson rech alundo do sao jose 9°C n° 31
    legal para quem gosta de limeza isso ajuda

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  7. Colégio São José, Gabriel Barbosa Rezende, 9°A n° 8, interessante a forma como o amido de milho faz parecer areia movediça

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  8. colégio são josé Lucas Canuto Marcomini 9ºA nº 16 gostei o jeito que o amido de milho ficou quando adicionamos água

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  9. lucas lopes n15 9 ano D multi uso
    gostei pois ajuda as pessoas que fazem limpezas

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  10. lucas lopes colegio sao jose N15 9 ano D
    interessante com a mistura o amido pareçe areia movediça

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  11. lucas lopes colegio sao jose N 15 9ano D
    legal pois aprende a fazer algumas experiencias

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  12. Luis Henrique Ferreira, 9 Ano A, Colégio São José
    Achei interessante as reações químicas apresentadas nesse post, principalmente da areia movediça. Gostei também das piadinhas infames espalhadas pelo blog. Achei legal e informativo! :D

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  13. Maria Carolina Passoni,n:19/ 9 ano C
    Super informativo,proveitoso e reciclável.

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  14. Anieli Magro Moreira nº05 9 ano C
    muito legal isso pois é muito util porque ajuda as pessoas a reaproveita o que nao usa mais

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  15. muito legal isso pois é muito util porque ajuda as pessoas a reaproveita o que nao usa mais

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  16. Nicoly samara e Julia Manzato 9ano D . Muuito interessante pois explica as reaçoes e as pessoas reaproveitam o que nao usa mais e é muito produtivo

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  17. Victor Cochak Gracioli 9ano D nº27 . isso foi muito interressante pois com isso podemos fazer varias coisas

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