sábado, 3 de maio de 2014

UNIDADE DIDÁTICA 4

1.         Bomba efervescente



Materiais
* Potes de filme fotográfico com tampa
* Comprimidos antiácido efervescentes
* Béquer
* Suporte de madeira para os tubos (opcional)

Procedimento:

1-    Comprimido inteiro e triturado Triture um comprimido usando o batedor de bife (você poderá triturá-lo dentro da embalagem). Coloque  a mesma quantidade de água em 2 potes de filme. Adicione o comprimido inteiro e o triturado em seus respectivos copos simultaneamente, tampando-os imediatamente.
Qual tampa se projetará primeiro?

2-    Temperatura
Aqueça uma certa quantidade de água no copo de alumínio usando o ebulidor (ou fogão). Coloque água quente em um potinho de filme e a mesma quantidade de água fria em outro. Adicione um comprimido  inteiro em cada um dos copos simultaneamente, tampando-os imediatamente.
Qual das tampas se projetará primeiro?

3-    Variando a quantidade de comprimido
Coloque a mesma quantidade de água em dois potinhos de filme. Adicione um comprimido em um dos copos e, simultaneamente, metade de um comprimido em outro copo, tampando-os imediatamente.
Novamente a pergunta: Qual tampa se projetará primeiro?

4-    Variando o volume de água
Coloque água em um potinho de filme e o dobro deste volume em outro pote. Adicione um comprimido em cada um dos potes simultaneamente, tampando-os imediatamente.E então, qual tampa se projetará primeiro?

Discussão:

O comprimido efervescente é constituído por bicarbonato de sódio e ácido cítrico. A reação química que ocorre entre o comprido e a água produz gás carbônico. Esta transformação pode ser representada pela equação:

NaHCO3 (aq) + ácido cítrico (aq) →  citrato de sódio (aq) + CO2  (g)

É o gás carbônico, CO2, produzido na reação que faz com que a tampa do potinho de filme seja lançada.Em uma reação química a velocidade pode ser alterada por alguns fatores: a superfície de contato; a temperatura; a concentração do reagente e outros. Para explicarmos o influência desses fatores recorremos a aspectos da Teoria da Colisões Moleculares e da Teoria Cinético-molecular.

Comprimido inteiro e triturado

O fato de se utilizar o comprimido inteiro ou triturado nos ajuda a evidenciar a influência da superfície de contato na velocidade da reação química. O comprimido triturado possui uma área de contato com a água muito maior que o inteiro. Desta forma a colisão entre as moléculas de água e de bicarbonato de sódio fica facilitada.

Temperatura

No experimento realizado observamos que a tampa do potinho de filme A influência da temperatura traz  é que, quanto mais alta a temperatura do sistema, maior será a energia cinética média das moléculas. E isso promove uma agitação mais expressiva nas partículas, ocasionando então uma frequência maior de choques e com mais força. O que resulta em um número maior de ligações efetivas.

Quantidade de comprimido

O que aconteceu foi que, variou-se a concentração do reagente, e quanto maior a concentração, mais  rápido se dá a reação, pois os choques que proporcionam ligações efetivas ocorrem com mais facilidade  e intensidade.

Volume de água

Nesse caso, como se tem mais água em um dos potes, conseqüentemente sobra menos espaço entre a superfície da água e a tampa, logo, rapidamente o gás produzido ocupa esse espaço fazendo com que a tampa se projete primeiro.


2.         Cores em erupção


Material
Assadeira de bolo com bordas/ prato fundo
Leite
Corante de uso alimentar
Detergente líquido
Procedimento
Despejar  o leite na assadeira até cobrir o fundo.
Salpicar várias gotas de corante alimentar para cobrir o leite.
Adicionar algumas gotas de detergente no centro das gotas grandes de corante.
Observe a erupção das cores resultantes.
Discussão
O leite contém água e gordura. Estas duas substâncias não se misturam. O detergente é uma substância que vai se misturar com água ou com a gordura. Quando o detergente é pingado no leite, uma extremidade da molécula do detergente liga-se à gordura do leite, a outra liga-se à água, o que provoca um efeito de fervura.


3.         Cromatografia líquido sólido

Material:
-
Papel de filtro ou  café
- Tesoura
- Canetas coloridos (preto, azul, verde, vermelho)
- Régua


- Lápis
- Álcool
- Copo

Procedimento:

1- Cortar o papel de filtro em m retângulos.
2- Num dos lados medir 2 cm e traçar uma linha.
3- Com a caneta colorida  desenhar um círculo sobre a linha.
4- Colocar  álcool no copo até cobrir o fundo.
5- Colocar o papel no copo e aguardar.
7- Repetir  o procedimento da outras canetas.
6- Retirar os papeis, deixar secar .

  
4.         Pedra que pega fogo 




Gelo quente (carbureto)

Materiais e reagentes:
Carbureto
Gelo

Discussão:
A água liberada pelo derretimento do gelo reage com o carbureto liberando o acetileno (gás inflamável), isso dá a impressão que o gelo está pegando fogo.

5.         Pega Monstros 


Reagentes e material necessário
Copos.
Varetas de vidro (ou de madeira).
Uma colher de chá.
Cola líquida transparente.
Solução aquosa saturada de borato de sódio (ou tetraborato de sódio).
Corantes alimentares de várias cores.

Procedimento experimental
Colocar  cerca de uma colher de cola num copo.
Acrescentar 3 a 5 gotas de corante, misturando bem.
Adicionar 3 ml de solução de borato de sódio e misturar bem.
Agitar de forma energética.
Retirar o excesso de líquido (se existir) e já está pronto.
Divirta-se!!!!

Observação: Lavar bem as mãos quando acabar de brincar.

Explicação
A mistura da cola com o borato de sódio forma um polímero de silicone com propriedades surpreendentes, como poderás descobrir.

6.         Reação química "ativada" pela voz

Materiais e reagentes:
2 erlenmeyers
2 rolhas de borracha
Álcool etílico
Azul de bromotimol
Hidróxido de sódio

Discussão:

O azul de bromotimol apresenta coloração azul em meio básico, amarela em meio ácido e verde em meio neutro.
O gás carbônico expirado pelas pessoas se dissolve na solução, tornando o meio ácido o suficiente para que a cor do indicador mude.


    

30 comentários:

  1. Muito boas as práticas apresentadas.

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  2. o azul de bromotimol apresenta coloracao azul em meio basico, amarela em meio acido e verde em meio neutro. a mistura da cola cm o borato de sodio forma um polimero de silicone.

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  3. PEDRA QUE PEGA FOGO
    Dependendo da pedra, Há uma substância especial que reage com a água, liberando um gás inflamável. Chama-se carbeto de cálcio, conhecida por aí como como carbureto.1ano A

    Um dos produtos da reação dessa pedra com a água é o gás acetileno, que pega fogo.
    Como antigamente que o carpeto de cálcio,era usado em lanternas,era colocado na água dentro de um recipiente saia uma mangueira levando o acetileno ate uma pontinha que tinha um queimador,acendia-se o fosforo e saia um fogo que iluminava,como acontesse na experiencia acima.

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  4. PEGA MONSTROS

    O “pega-monstros” é um fluído que apresenta propriedades “dilatantes”, isto é, a sua viscosidade depende da temperatura e pode ser alterada pela acção mecânica. Quando é esticado, forma fios mas, se for esticado abruptamente, pode partir-se. Em forma de bola, quando cai, salta e praticamente não sofre deformações se sofrer pancadas.
    Estas propriedades devem-se à formação de um polímero de silicone, resultado da combinação de borato de sódio com cola.É uma experiencia muito interessante,pois se forma por coisas simples e no final sai uma coisa muito interessante .. 1 ano A

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  5. CORES EM ERUPÇAO

    Pelo que eu entendi a agua e a gurdura do leite nao se mistura com os coprantes colocados por cima dele e quando se é colocado o detergente as os corantes , meio que se misturam formando desenhgos variados.

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  6. aluna:Anne Caroline Prodócimo. 9ºD numero:02
    pedra que pega fogo
    a experiencia mostra a reação do carbeto de cálcio com a água e essa reação produz uma substâncias chamada gás acetileno, que é inflamável.Quando as pessoas veem a experiencia elas acham que a pedra esta pegando fogo, mas na verdade este é o efeito de uma reação química.

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  7. aluna:anne caroline prodócimo. 9ºD número 02
    cromatografia liquido solido
    o álcool por meio de forças moleculares desintegra as cores das tintas demonstrando as cores principais de que são formadas.

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  8. A acidez do leite achei que foi a mais interessante, porque normalmente as pessoas não imaginam que o leite de alguma forma pode se tornar ácido.
    Janaína Teixeira 1°A Nilo Cairo

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  9. A pedra de gelo que pega fogo seria bastante divertido pra fazer em grupo, mas é incrível o que a química pode nos oferecer, porque o gelo pegar fogo, pra quem não conhece é praticamente mágica
    Janaína Teixeira, 1° A - Nilo Cairo

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  10. Na reação ativada pela voz, de primeira parece meio coisa de mágica, mas por trás nós sabemos as substâncias que mesmo com a voz são liberadas do nosso corpo.

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  11. O das cores em erupção, bom, foi o que eu mais gostei, não só pelo efeito, mas pelo efeito que dá co coisas simples, muito bom, vou fazer

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  12. Cromatografia líquido sólido
    Aluna:Tatiane Yuki Sato n°30 9°anoA São José

    Eu já tinha feito uma experiência parecida com essa,e ela é bem interessante pois as cores das canetas vão subindo no papel,de forma que pareça que elas estão "escalando" o filtro de papel.

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  13. Cores em erupção
    Aluna:Tatiane Yuki Sato n°30 9°anoA São Jose

    Gostei muito do resultado final,pois ficou bem colorido e pareceu uma pintura abstrata.Essa experiência é bem facil , pratica e rapida de-se fazer!

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  14. Pedra que pega fogo
    Aluna:Tatiane Yuki Sato n°30 9°anoA São José

    Não cheguei a fazer essa experiencia,mais fiquei muito interessada,principalmente com o nome " Pedra que pega fogo " isso me chamou bastante atenção.Eu tentarei fazer quando der.

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  15. Aluno : Gustavo Favaretto
    Colégio São José
    9º Ano C

    Reação química "ativada" pela voz
    Outra vez acho interessante como as substâncias podem ter diferentes cores dependendo de seus meios, e principalmente sobre o gás carbônico que sai de nós tornam o meio diferente.

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  16. Aluno:Vinicius Bonifácio Volante 9°A Colégio São José
    Reação química "ativada" pela voz
    Muito interessante o modo com que coisas do nosso dia-a-dia como o gás expelido por nós pode ocorrer uma reação um tanto quanto diferente

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  17. aluno:Laurel Thiago 9ºC Nº16 Colégio São José
    Cores em Erupção
    achei o experimento muito interessante pois a água e a gordura não se misturam porém o detergente se mistura com um dos dois .

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  18. aluno:Laurel Thiago 9ºC Nº16 Colégio São José
    Pedra Que Pega Fogo
    muito legal o experimento pois o gelo pega fogo

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  19. Aluno:Emanuel luiz forastieri-9ano A -Colegio sao jose
    gostei da experiencia pois e muito legal e muito facil de fazer

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  20. Aluno:Emanuel luiz forastieri9ANO A Colegio sao josé cores em erupão
    achei legal pois a ''ARTE'' feita fica muito bonita,colorido e e fácil de se fazer

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  21. Aluno:Emanuel luiz forastieri 9ano A Colegio sao josé cromatografia liquido sólido
    bem legal pois as cores das canetas vao devagar subindo pelo papel algo meio impossivel

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  22. Aluno:Emanuel luiz forastieri 9ano A colegio sao josé bomba fervescente
    achei muito interessante o modo como as substancias se reagiram,e é fácil de realizar

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  23. A mistura da cola com o borato de sódio forma um polímero de silicone com propriedades surpreendentes, como poderás descobrir. william sousa 9°D colegio sao jose

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  24. Ilana Sessak- Colegio Sao José. 9C, nº 14
    Achei muito legal o jeito que as cores se juntam e viram aquelas formas incriveis

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  25. Beatriz Rocha.Colegio Sao José. 9C, nº 09
    Cromatografia líquido sólido: muito interessante pois ja praticamos em aula e foi mt divertido de ver a reação.

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  26. Colégio São José,Jose Augusto Clavero Lauriano da Cruz,Numero 12 9°ano A
    pois o álcool separa as cores em varias cores distintas e mostra as cores secundareis que formão as primarias

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  27. EDUARDO VICENTE RIBEIRO 9 ANO A
    bem legal pois as cores das canetas vao devagar subindo pelo papel algo meio impossivel

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  28. Fernanda Punhagui Bachega
    9 ano B
    Colégio São José
    Pega monstros
    A química está presente em praticamente tudo de nosso dia a dia , não somente em remédios ou produtos de limpeza . Neste experimento mostra a química sendo usada de uma maneira inovadora , misturando cola com borato de sódio formando um polímero de silicone originando assim uma "massinha" que pode ser usada para brincar

    Pedra que pega fogo
    este experimento é uma ilusão de ótica , pois o gelo derrete e libera água e esta reage de encontro com o carbureto liberando um gás inflamável e assim da a impressão de que o gelo está pegando fogo , mas não se passa da reação de dois elementos quando se encontram .

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  29. Aluno:José Renato Ferreira Ronca. Colégio São José turma:9 ano D Número:12
    não tive como fazer as experiencias mas achei muito bacana principalmente pelo fato de saber que a química é um estudo curioso que esta sendo cada vez mais descoberta.
    de todos o mais legal é a pedra que pega fogo.

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  30. Aluno:José Renato Ferreira Ronca. Colégio São José turma:9 ano D Número:12
    não tive como fazer as experiencias mas achei muito bacana principalmente pelo fato de saber que a química é um estudo curioso que esta sendo cada vez mais descoberta.
    de todos o mais legal é a pedra que pega fogo.

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