sexta-feira, 2 de maio de 2014

UNIDADE DIDÁTICA 2

1- Tensão superficial

Materiais:
Balde
2 vidros de maionese
Papel filtro ou folha de sulfite
Tela de mosca

Discussão:

Quando se enche o vidro com água e coloca o papel na extremidade e vira, a água não cai do frasco devido a diferença de pressão. Ao retirar o papel a água do primeiro frasco cai, mas a do segundo não cai devido a tela colocada na extremidade. Mesmo a tela sendo vazada, permitindo passagem, a água não cai, isso por causa da tensão superficial da água.

1.2 - Tensão superficial
Material
1 Copo transparente
Água
Detergente
Clipe metálico
Procedimento
Encher o copo com água.
Colocar cuidadosamente o clipe na superfície da água.
Se for necessário colocar um pedacinho de papel higiênico sobre a água de forme que flutue na superfície.

Pingue uma gota detergente na água.

Observe.
2- O ovo que afunda e o ovo que flutua
Materiais necessários:
  • 1 ovo cru;
  • 1 copo ou béquer (pode ser qualquer recipiente transparente);
  • Água;
  • Sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl);
  • Vareta de vidro ou colher para misturar.
Procedimento:
Peça aos alunos que coloquem água até a metade do copo e adicionem o ovo. Eles devem observar quem é mais denso, o ovo ou a água.
Em seguida, peça para que eles retirem o ovo, acrescentem sal à água, misturem bem e coloquem o ovo novamente. Que mudança de densidade é possível visualizar?
Resultados e Discussão:




3- O  Passeio das Moléculas
Objetivo: Entender o movimento das moléculas, considerando suas  condições ambientais e os fatores que interferem no processo.
O que você precisa:
·         2 copos iguais
·         Água gelada
·         Água à temperatura ambiente ou morna
·         Corante de alimento
 O que fazer:
1. Coloque água à temperatura ambiente (ou morna) em um copo transparente. Coloque a mesma quantidade de água gelada em outro copo igual. Deixe-os lado a lado em uma superfície plana e firme (mesa, balcão ou o piso) até que a água 
2. Pingue, com cuidado, uma gota de corante de alimento em cada copo. É importante que o tubo de corante não esteja muito distante da superfície da água para não causar movimentos bruscos quando a gota cair. Não mexa os copos ou a mesa onde se encontram!

                   Água Gelada                      Água  temperatura ambiente

3. Observe como o corante se espalha em cada copo. 
4. O que podemos notar, na foto abaixo, é que depois de 40 minutos em temperatura ambiente, o corante se espalhou totalmente no copo à direita mas ainda não se espalhou bem no copo à esquerda, que tinha água gelada no início. E esse copo nem ficou na geladeira! 

O que está acontecendo?

Você percebeu que, mesmo sem mexer na água, o corante se espalhou por todo o copo. Esse movimento das partículas de corante na água é conhecido por "Movimento Brauniano" por ter sido descrito pelo botânico escocês Robert Brown em 1827. Ele observou, em seu microscópio, que grãos de pólen estavam continuamente se movimentando na água, mesmo se a lâmina de microscópio não estivesse sendo movida. Primeiro, ele pensou que o pólen se movia por estar "vivo" mas depois, ele percebeu o mesmo movimento com partículas inanimadas (pó, por exemplo).
O "Movimento Brauniano" é o movimento constante e errático de pequenas partículas quando são colocadas em um líquido ou um gás. Quando se coloca o corante na água, percebemos que ele se espalhou, mesmo sem ter sido agitado, quando a água parecia estar "imóvel". Enquanto observamos o corante, parece que está dançando dentro do copo, enquanto se mistura.
 Esse movimento é resultado da colisão entre moléculas. As moléculas de corante mudam a direção de movimento ... 

 ... quando colidem com as moléculas de água que também estão em movimento .


Como o movimento das moléculas é mais rápido na água quente do que na água fria, o corante se dispersa mais facilmente na água à temperatura ambiente que na água gelada.

5 4-Flutua ou afunda
(Bolinhas de naftalina saltitantes)

Reagentes e material necessário:
Bolinhas de Naftalina.
Água
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Frasco de vidro alto.
Procedimento:
Colocar 10 a 20 ml de vinagre no fraco.
Encher o recipiente com água.
Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato.
Dissolver.
Colocar as bolinhas de naftalina no recipiente.

Observar.



Adicionar corante (opcional).

Explicação:

5 - Lava de Óleo e Sal
      ( Faça sua miniatura de um abajur de lava)
Do que eu preciso?
  • Um frasco ou um copo de vidro
  • Óleo vegetal
  • Sal
  • Água
  • Corante de alimento (se você quiser)    
      CUIDADO!     Não se esqueça de ter cuidado com o vidro!.

O que devo fazer?
1. Coloque cerca de 7 cm de água no copo
 (meio copo de água).
2. Coloque cerca de 1 dedo de óleo vegetal no frasco (ou copo).
 Quando tudo se assentou (ficou sem bolhas),
 o óleo ficou acima ou abaixo da água?
3. Se quiser, adicione uma gota de corante de 
alimento (anilina) no copo. O que aconteceu? 
O corante ficou no óleo, foi para a água ou se espalhou nos dois?
4.Usando um saleiro, jogue sal no topo enquanto conta, devagar, até 5. NOSSA! O que acontece com o corante? O que acontece com o sal?
5. Adicione quanto sal quiser depois disso e veja o que acontece.

O que está acontecendo?

Por que o óleo fica por cima da água?

O óleo "flutua" na água porque uma gota de óleo ele é mais leve que uma gota de água do mesmo tamanho. Uma outra forma de explicar isso seria dizer que a água é mais densa que o óleo. Densidade é uma medida de quanto pesa um certo volume de algo. As coisas menos densas que a água vão flutuar nela. As coisas mais densas que a água vão afundar nela. 
Apesar de tanto o óleo quanto a água serem líquidos, eles são chamados pelos químicos de imiscíveis. Essa é uma palavra chique que quer dizer que eles não se misturam.  
O que acontece quando eu coloco sal no óleo e na água?
o sal é mais pesado que a água e quando você coloca o sal no óleo, ele vai afundar, indo para o fundo da mistura, carregando uma gota de óleo com ele. Na água, o sal começa a se dissolver. Quando ele dissolve, o sal libera o óleo que volta para o topo da água. 

21 comentários:

  1. flutua e funda: acontece q o oleo flutua na agua porque uma gota de oleo ele é mais leve que uma gota de agua do mesmo tamanho. as coisas menos densas que a agua vao afundar nela. na agua o sal comeca a se dissolver. quando ele dissolve, o sal libera o oleo que volta para o topo da agua.

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  2. oiii prof aqui e a daniely do 1A eu fiz a do ovo que afunda e o ovo que nao afunda.. la tinha uma perguntinha no final dizendo " Que mudança de densidade é possível visualizar? " ...... bom o ovo no recipiente com agua pura afunda por que o ovo acaba sendo mas densa q a agua.... e ja o ovo no recipeiente miturado agua com sal nao afunda pke a agua misturada com o sal passa a ser mas densa q o ovo *-*

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  3. oiiii prof eu so a dany do 1A eu fiz a lava d olho e sal..... bom eu pude observa q e uma mistura heterogenia q e quando da pra identificar as suas faces..... e bem interesante quando colocamos o sal e dece algumas gotas d olho no sal e depois quando o sal comesa a se disouve o olho volta a subir d novo.....

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  4. FLUTUA OU AFUNDA
    em uma mistura o ovo nao afunda porque as agua com o sal e mais denso .ja na outra e quando o ovo afunda e porque a agua sozinha nao consegue ser mais denso q o ovo..
    1 ano A

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  5. Tensão superficial
    Aluna:Tatiane Yuki Sato n°30 9°anoA São josé

    Eu já tinha feito essa experiencia há alguns anos atras com uma agulha.Na primeira vez que fiz fiquei surpresa com a rapidez que a agulha afunda após colocar o detergente em contato com a água.

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  6. O ovo que afunda e o ovo que flutua
    Aluna:Tatiane Yuki Sato n°30 9°anoA São José

    No copo que coloca sal o ovo flutua,pois a água com sal fica mais denso que o ovo.e no outro copo o ovo afunda pois a água é menos densa que o ovo.

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  7. Responder
    dylan masiero15 de maio de 2014 18:37

    2- O ovo que afunda e o ovo que flutua
    dylan 9anoA Colégio São Jose
    Houve uma mudança de densidade quando foi colocado o sal,o ovo fica menos denso que a água.

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  8. aluna: Anne Caroline prodócimo
    colégio São José
    9°D
    Ovo que afunda e ovo que flutua
    no copo onde não tem sal o ovo afunda, porque ele é mais denso que a água. Enquanto que o copo que tem sal, a água fica mais densa e o ovo acaba flutuando.

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  9. Gabriel José colégio São José serie 9º D numero 09

    No copo que estava apenas com o ovo o ovo e mais denso que água no outro copo com sal e ovo a água salgada fica mais densa por isso o ovo boia

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  10. Gabriel José
    colégio São José serie 9º D numero 09
    O Passeio das Moléculas
    O corante se move melhor em um copo de água com temperatura ambiente consegue espalhar melhor do que na água fria, as moléculas do corante as da água colidem isso faz o movimento

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  11. Aluno:Vinicius Bonifácio Volante 9°A Colégio São José
    O ovo que afunda e o ovo que flutua
    Esse experimento mostra que apenas uma substância pode mudar totalmente a densidade de outra assim como ocorre entre o sal e o ovo

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  12. Leonardo Schubert 9º A Colégio São José
    Lava de Óleo e Sal
    Essa é muito simples, porque a água é mais densa que o óleo.

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  13. Leonardo Schubert 9º A Colégio São José
    O ovo que afunda e o ovo que flutua
    Essa é muito legal, pois é igual no mar negro que por causa da quantidade de sal a pessoa não afunda.

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  14. O óleo "flutua" na água porque uma gota de óleo ele é mais leve que uma gota de água do mesmo tamanho william sousa 9°D colegio sao jose

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  15. Vitor Emanuel Bueno da Silva,Numero 33,9°A Colégio São José
    O OVO QUE AFUNDA E O OVO QUE FLUTUA.
    Muito interessante,pois mostra como que o sal da diferença na densidade da água.

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  16. Ilana Sessak- Colegio Sao José. 9C, nº 14
    Achei muito interessante o fato de mostrar a diferença que o sal faz na densidade da agua

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  17. Colégio São José ALUNO:Felipe Costa Martins 9ºA Nº06 (Tensão superficial)
    E muito surpreendente com que a agulha flutuou eu to pensando aqui se vou fazer essa experiencia , incrível como pode fazer isso .

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  18. Colégio São José ALUNO:Felipe Costa Martins 9ºA Nº06 . (O ovo que afunda e o ovo que flutua)
    Come é possível o ovo flutuar , e por causa do sal .Eu gostei muito desa experiencia vou fazer também .

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  19. Colégio São José,Jose Augusto Clavero Lauriano da Cruz,Numero 12 9°ano A
    legal de mais a experiencia do ovo pois mostra as diferenças entre as densidades entre o
    ovo e a água com sal

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  20. eduardo vicente sao jose 9 ano A
    E muito surpreendente com que a agulha flutuou eu to pensando aqui se vou fazer essa experiencia , incrível como pode fazer isso .

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  21. EDUARDO VICENTE SAO JOSE 9 ANO A
    Achei muito interessante o fato de mostrar a diferença que o sal faz na densidade da agua

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