ACIDO-BASICIDADE DO AR EXPIRADO
Sucesso garantido
em feiras de ciências!
Eis um experimento feito com materiais baratos e que une a Química com a Biologia. Como é "o ar que expiramos"?
Na figura deste post vemos a composição media do ar atmosférico em comparação com a do ar que expiramos. Como o nitrogênio ( N2) não participa dos processos de respiração celular (Ciclo de Krebs), sua composição quase não varia. Já o oxigênio ( O2) tem substancial redução de seu percentual pois ele é em parte transferido à corrente sanguínea e transportado às células do corpo através da hemoglobina. Em contrapartida, o CO2 proveniente do sangue venoso é liberado nos pulmões e removido do organismo pela expiração do ar.
Ora, o CO2 é um óxido ácido, dissolve-se em água produzindo ácido carbônico:
CO2 + H2O → H2CO3
O que significa que a água terá características
ácidas (o pH da chuva natural é 5,5 devido ao CO2 dissolvido).
Vários carbonatos de metais da tabela periódica precipitam, por exemplo:CaCl2 + Na2CO3 → CaCO3 + 2 NaCl
Então, dois experimentos podem ser feitos para demonstrar a presença de CO2 no ar que expiramos:
Vários carbonatos de metais da tabela periódica precipitam, por exemplo:CaCl2 + Na2CO3 → CaCO3 + 2 NaCl
Então, dois experimentos podem ser feitos para demonstrar a presença de CO2 no ar que expiramos:
a) em um tubo de ensaio coloca-se uma solução de cloreto de cálcio (CaCl2) contendo um pouco de hidróxido de sódio (NaOH). A seguir, coloca-se uma pipeta de vidro ou plástico (tipo Pasteur) até o fundo do tubo, e acopla-se a essa pipeta um tubo flexível de borracha, limpo e seco. Aí, uma pessoa sopra o ar que expira; esse ar passa pelo tubo e pela pipeta e borbulha na solução. À medida que o ar expirado passa o CO2 dissolvido reage com os íons cálcio, precipitando o carbonato, conforme reação acima. Aparece um precipitado branco de CaCO3.
b) Pode-se substituir a solução de CaCl2 por uma alcalina cujo pH esteja na faixa 8.7-9.0 (NaOH bem diluído ou um sal como acetato de sódio), na presença do indicador fenolftaleína, cujo pH de viragem é ~8.3 (incolor para rosa). À medida que o CO2 passa por essa solução, ele a acidifica, baixando o pH até o ponto de a cor do indicador desaparecer.
Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário