sexta-feira, 6 de junho de 2014

CRISTAIS

FAÇA VOCÊ MESMO

Cristais de sal de Epson coloridos...





          Bem, voltemos ao laboratório com esta experimentação bem fácil e interessante.Sal de Epson é o nome histórico para o sulfato de magnésio hepta-hidratado, MgSO4.7H2O. Além do sal, claro, precisamos de relativamente pouca coisa: um recipiente como um copo ou bandeja para gelo, água de bica bem quente (mas não fervente), uma geladeira (não um freezer para não resfriar depressa demais) e corantes vegetais alimentares (a gosto). É um experimento fácil de fazer e o tempo total é de, no máximo, 3 h.
          No recipiente, misture meia xícara do sal de Epson com meia xícara de água quente. Agite com um bastão de vidro ou colher para dissolver o sal; restará no fundo do recipiente apenas alguns cristais que serão os núcleos de crescimento da massa dissolvida a quente. Coloque o recipiente no refrigerador. Em até 3 h, aparecerá uma massa cristalina entrelaçada em forma de agulhas. Os cristais em si são incolores mas podem ser corados se adicionar à massa líquida ainda quente um corante.
Lembretes: não use água fervente pois os cristais serão muito frágeis e mais curtos, tirando muito da beleza do experimento.
          Pode-se colocar algo no fundo do recipiente que facilite a remoção dos cristais formados, ou então deve-se verter o líquido final cuidadosamente. Assim, você poderá guardar ou estudar os cristais (com um microscópio, por exemplo) sem interferências.
          O líquido pode ser considerado atóxico, mas também não lhe fará bem bebê-lo, pois você tenderá a ficar um bom tempo sentado no vaso sanitário. Ou não se lembra que o leite de magnésia (suspensão de 
Mg(OH)2
) é antiácido e laxante?

3 comentários:

  1. Bem bonito, interessante e fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Adorei,achei muito legal. Faz com a gente também,aposto que todos vão amar.
    Mariana Bonfá/ 9 ano A/ Colégio São José

    ResponderExcluir
  3. Cynthia Y.Yamada/ 9 ano B/ nº 10
    Além dos cristais serem bonitos, são muito interessantes. Quando já estão formados, podem ser guardados ou estudados com maior facilidade.

    ResponderExcluir