ATIVIDADES - PARTE I
1. Areias movediças
Areia
movediça ( construindo um polímero natural)
Materiais:
Amido de milho ou fécula
de batata
Água
Tigela de plástico
Discussão:
O amido é um exemplo de
polímero natural. Quando misturamos o amido com a água obtemos um material com
propriedades muito diferente do comum. Ela irá fluir de maneira distinta
conforme a pressão que é submetido . O que ocorre é que a água consegue fluir
ao redor das partículas de amido quando se aplica uma força lenta ou quando se
deixa escorrer, já quando se aplica uma força brusca, as partículas
“travam”,parecendo um sólido, o mesmo caso de uma areia movediça.
2. Teste de chamas
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
- Coloque o ácido clorídrico em um Becker ou vidro
de relógio.
- Acenda o
bico de Bunsen e, com o auxílio da pinça de madeira, leve o fio de
níquel-crômo ao fogo até que a chama não mude mais de cor.
- Caso haja presença de cor na chama, mergulhe a
ponta do fio no ácido clorídrico.
- Passe a ponta do fio no sal desejado, leve-o à chama
e observe.
- Limpe o fio mergulhando-o novamente no ácido
clorídrico.
- Repita o processo com os demais sais.
Na figura abaixo tem-se o procedimento experimental
explicitado, na qual pode-se ver a sequência destes.
Figura 1. Procedimento experimental de teste da chama.
OBSERVAÇÕES:
- Podem-se usar outros sais que apresentem estes
mesmos cátions, desde que não sejam tóxicos ou possam causar algum tipo de
dano à integridade física dos operadores.
- O cloreto de sódio normalmente contamina as
demais amostras, adulterando os resultados; por este motivo, deve ser
deixado por último.
- As cores que devem ser obtidas nos ensaios são:
o sódio – amarelo-alaranjado.
o potássio – violeta-pálido
o cálcio – vermelho-alaranjado
o estrôncio – vermelho-sangue
o bário – verde-amarelado
o cobre – verde-azulado
Conclusão:
O Teste da Chama
é um importante método de identificação,
principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste
ensaio, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de
energia quantizada. “Quando um objeto é aquecido, ele
emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o
aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor
vermelha intensa”.
De forma simplificada, observa-se que
quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a
quantidade pacote de energia absorvida e bem definida (quantum) que é
equivalente á diferença energética entre as camadas. E quando um elétron esta
no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia
na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de frequência característica do
elemento desse átomo.
ATIVIDADES - PARTE II
PRODUTOS DE LIMPEZA
1. Água
sanitária
8,5
l de Água
1,5
l hipoclorito de sódio
50
gramas de barrilha leve
mODO DE PREPARO:
- em um recipiente adicione a água, acrescente o
hIpoclorito e em seguIda agite;
- adicione a barrilha e continue agitando.
- deixar descansar por no mínimo 12 h até envasar.
Obs.:
não utilizar recipientes de metais para preparar a aguá sanitária.
- DESINFETANTE
30L DE ÁGUA
1 L DE CONCENTRADO MIL
FLORES
30 ML DE FORMOL OU PODE SER
UTILIZADO O CLORETO DE BENZALCONIO.
CORANTE A GOSTO.
MODO DE PREPARO:
- EM
UM RECIPIENTE COLOQUE A ÁGUA;
- ADICIONE
A ESSÊNCIA E AGITE;
- ADICIONE
O CORANTE;
- COLOQUE
O FORMOL OU O CLORETO;
- MULTI USO
9 L DE ÁGUA
500 Ml DE DETERGENTE
100 Ml DE BUTILGLICOL
15 Ml DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
CORANTE E ESSÊNCIA.
MODO
DE PREPARO:
- EM
UM RECIPIENTE ADICIONE A ÁGUA;
- ACRESCENTE
O DETERGENTE;
- ADICIONE
O BUTILGLICOL E AGITE;
- ADICIONE
O HIDRÓXIDO DE SÓDIO;
- SE
PREFERIR COLOQUE CORANTE A SEU GOSTO.
- detergente
20
L DE ÁGUA
1Kg DE ÁCIDO SULFÔNICO
250 Ml DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
50%
500 ML DE LAURIL
500 ML DE AMIDA
200 g DE CLORETO DE SÓDIO
FITA INDICADORA DE PH
- COM ESPESSANTE:
500 Ml DE ESPESSANTE
300 g SULFATO DE MAGNÉSIO
OBS: NÃO É UTILIZADO AMIDA E
NEM CLORETO, MAS O PROCESSO É O MESMO.
MODO
DE PREPARO:
- ADICIONE
A ÁGUA NO RECIPIENTE
- COLOQUE
O ÁCIDO SULFONICO E AGITE ATÉ DISSOLVER COMPLETAMENTE.
- ADICIONE
O HIDRÓXIDO DE SÓDIO E CONTINUE AGITANDO.
- ADICIONE
A AMIDA E O LAURIL E AGITE.
- MEDIR
O PH DA SOLUÇÃO; SE ESTIVER ÁCIDO ACRESCENTE O HIDROXIDO AOS POUCOS, EM
MÉDIA 30Ml DE CADA VEZ, AGITE BEM E TORNE A MEDIR COM A FITA; SE NÃO
ATINGIR O PH ENTRE 6 A 8, REPETIR O PROCEDIMENTO;
- CASO
O PH FIQUE MUITO ALTO (ACIMA DE 9), ACRESCENTAR MAIS ÁCIDO SULFONICO OU
ÁCIDO ACÉTICO (VINAGRE).
- ADICIONE
O CLORETO DE SÓDIO AOS POUCOS, SEMPRE AGITANDO E OBSERVANDO A VISCOSIDADE.
OBS: CUIDADO PARA NÃO ADICIONAR
MUITO CLORETO, POIS O EXCESSO PODE TURVAR O DETERGENTE.
DEPENDENDO DA
QUALIDADE DOS PRODUTOS UTILIZADOS, SERÁ PRESCISO ACRESCENTAR OU RETIRAR A
QUANTIDADE DE ALGUNS PRODUTOS UTILIZADOS.
- AMACIANTE
BASE
PARA AMACIANTE
ESSÊNCIA
PARA AMACIANTE
CORANTE
PARA AMACIANTE
MODO DE PREPARO:
- EM UM LIQUIDIFICADOR COLOQUE 50 GRAMAS DE BASE
PARA AMACIANTE, ACRESCENTE 15 ML DE ESSÊNCIA E ALGUMAS GOTAS DE CORANTE.
- BATA TUDO ATÉ OBTER CONCISTENCIA.
Esta unidade foi muito bem trabalhada, o resultado foi excelente. Houve a participação de todos os alunos. O envolvimento foi total. Parabéns ao professor José Carlos pelo curso e pelo material trabalhado.
ResponderExcluirColégio São José - Aluno José Augusto Clavero Lauriano da Cruz, nº 12 - 9 ano A
ResponderExcluirEsta unidade esta muito bem trabalhada, gostei muito da experiencia do amido de milho, muito interessante pois quando colocamos água e amido se torna um pasta que imita a areia movediça.
Vitória Fernanda - Colégio sao josé 9C, nº29
ResponderExcluiré om saber que podemos reaproveitar as coisas que temos em casa, sem gastar nada
Maurilio Daniel -colegio são josé -- 9 ano C n°21
ResponderExcluirisso foi muito interressante pois com isso podemos fazer varias coisas e ainda ajudar os outros
Maurilio Daniel -colegio são josé -- 9 ano C n°21
ResponderExcluiré muito legal como isso ocorre e faz com que todos nos possamos aprender de uma forma criativa
wilson rech alundo do sao jose 9°C n° 31
ResponderExcluirlegal para quem gosta de limeza isso ajuda
Colégio São José, Gabriel Barbosa Rezende, 9°A n° 8, interessante a forma como o amido de milho faz parecer areia movediça
ResponderExcluircolégio são josé Lucas Canuto Marcomini 9ºA nº 16 gostei o jeito que o amido de milho ficou quando adicionamos água
ResponderExcluirlucas lopes n15 9 ano D multi uso
ResponderExcluirgostei pois ajuda as pessoas que fazem limpezas
lucas lopes colegio sao jose N15 9 ano D
ResponderExcluirinteressante com a mistura o amido pareçe areia movediça
lucas lopes colegio sao jose N 15 9ano D
ResponderExcluirlegal pois aprende a fazer algumas experiencias
Luis Henrique Ferreira, 9 Ano A, Colégio São José
ResponderExcluirAchei interessante as reações químicas apresentadas nesse post, principalmente da areia movediça. Gostei também das piadinhas infames espalhadas pelo blog. Achei legal e informativo! :D
Maria Carolina Passoni,n:19/ 9 ano C
ResponderExcluirSuper informativo,proveitoso e reciclável.
Anieli Magro Moreira nº05 9 ano C
ResponderExcluirmuito legal isso pois é muito util porque ajuda as pessoas a reaproveita o que nao usa mais
muito legal isso pois é muito util porque ajuda as pessoas a reaproveita o que nao usa mais
ResponderExcluirNicoly samara e Julia Manzato 9ano D . Muuito interessante pois explica as reaçoes e as pessoas reaproveitam o que nao usa mais e é muito produtivo
ResponderExcluirVictor Cochak Gracioli 9ano D nº27 . isso foi muito interressante pois com isso podemos fazer varias coisas
ResponderExcluir