terça-feira, 17 de junho de 2014

ELEMENTOS QUÍMICOS NA DIETA HUMANA

ESSENCIALIDADE DE ELEMENTOS QUÍMICOS NA DIETA HUMANA
Saiba mais



  Dos 118 elementos conhecidos, os 19 assinalados em púrpura são absolutamente indispensáveis na nossa dieta.  Esses elementos — chamados essenciais — estão concentrados nos quatro primeiros períodos da Tabela Periódica. Alguns outros elementos são essenciais para grupos de organismos específicos. Por exemplo, o boro é essencial para o crescimento de plantas, o bromo é amplamente presente em organismos marinhos, e o tungstênio é essencial para alguns tipos de micro-organismos.
  O que torna um elemento “essencial”? Por definição, um elemento é dito essencial quando é indispensável à manutenção da vida daquele organismo, e a sua ausência leva à morte. Em uma acepção mais ampla, um elemento é considerado essencial quando a deficiência dele causa problemas no desenvolvimento de alguma funcionalidade daquele organismo, e cuja suplementação diária na alimentação previne os efeitos negativos de sua deficiência.

Referência: Bruce Averill and Patricia Eldredge, General Chemistry: Principles, Patterns, and Applications, v. 1, cap. 1.8, Flat World Knowledge, 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário